LAS – Laboratório Arquivos do Sujeito

Laboratório Arquivos do Sujeito – LAS – foi fundado por professores do Departamento de Ciências da Linguagem da UFF no ano de 2009. Atualmente, é coordenado de forma colegiada pelos docentes-pesquisadores Bethania Mariani, Phellipe Marcel da Silva Esteves, Silmara Dela Silva e Vanise Medeiros, e integrado por pesquisadores pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e graduandos em iniciação científica.

LAS tem como objetivo depreender, discutir e analisar a subjetividade em suas mais diversas materialidades textuais, orais, visuais e digitais. Para tanto, visa a construir um arquivo digital sobre o sujeito na contemporaneidade que possa servir de base de estudos e pesquisa tanto para os pesquisadores do próprio Laboratório, como para demais interessados em partilhar discussões nessa temática.

Ao longo de sua história, o LAS tem congregado estudiosos em Análise do Discurso e em Psicanálise, promovido encontros virtuais e presenciais voltados à discussão teórica, produzido coletivamente a Enciclopédia Virtual de Análise do Discurso (Encidis) e organizado numerosas publicações, dentre elas as coletâneas Discurso e…, Discurso, arquivo e…, Discurso, resistência e…, Discurso, interlocuções e…, decorrentes dos trabalhos do GTDis – Grupo de Teoria do Discurso, grupo de pesquisa interinstitucional sediado no LAS por mais de 10 anos.

Vinculados ao LAS, estão também os seguintes grupos de pesquisas:

Laboratório Arquivos do Sujeito

Instituto de Letras da UFF